Publicações
Poliniza Santa Catarina - Folder

O programa Poliniza Santa Catarina Visa apoiar a atividade de polinização de culturas de importância agrícola por meio do programa Fomento AGRO da Secretaria de Estado da Agricultura. Os agricultores familiares podem acessar a modalidade aluguel de colmeias de abelhas, com o objetivo de aumento da produtividade agrícola, qualidade na produção e uso racional de agrotóxicos.

Denominação de Origem do Mel de Melato da Bracatinga do Planalto Sul Brasileiro - Folder

A diversidade da flora silvestre, associada às características de solo e clima, confere ao mel catarinense características que o tornam reconhecidamente um dos melhores méis do mundo. O presente trabalho tem o objetivo de promover o consumo do mel através da divulgação de seu uso em diversas receitas culinárias, proporcionando assim diversas formas de saborear este produto que, além das propriedades nutricionais, traz diversos benefícios à saúde dos consumidores. Entre as receitas, encontram-se saladas, pratos salgados, pratos doces,bolachas, bolos e sobremesas, mostrando assim que é possível, além de consumir o mel in natura, utilizá-lo de várias outras formas.

Manejos para o controle de doenças, pragas e predadores das abelhas Apis mellifera do sul do Brasil

Pretendemos neste trabalho apresentar a nossos produtores e técnicos, de forma simplificada, quais problemas sanitários podem ser encontrados durante as visitas nos apiários do sul do Brasil e recomendações de medidas a serem tomadas.

Seleção e Produção de Rainhas de Abelhas Apis mellifera

O objetivo deste boletim é colocar à disposição de técnicos, apicultores e produtores de rainhas métodos de seleção, produção e introdução de rainhas que possam ser aplicados em diferentes escalas de produção e em diferentes situações.

Qualidade do mel de abelhas Apis mellifera - Boas práticas de produção e extração

Este Boletim Didático visa nortear a execução das atividades de forma correta, considerando os aspectos higiênico sanitários no que concerne à higiene pessoal, das instalações, dos equipamentos e utensílios aplicados em todas as etapas. Esses cuidados são indispensáveis para evitar alterações de características ou possíveis contaminações, garantindo dessa forma a qualidade higiênico-sanitária, as características de identidade e qualidade, o que certamente irá resultar na adequação e na conformidade dos produtos apícolas frente às legislações pertinentes.

Abelhas - Um voo com a companhia aérea mais doce do mundo

Este livro foi elaborado por alunos do 1º ano do Colégio de Aplicação da UFSC. A professora Mariza Konradt de Campos buscou as abelhas como tema para desenvolver este trabalho com as crianças.As abelhas atraem a atenção, estimulam a curiosidade das crianças e são uma ótima ferramenta pedagógica. Além de despertarem a curiosidade e a conscientização ambiental, elas são fundamentais para a preservação do meio ambiente, a produção de alimentos e a manutenção dos ecossitemas através da polinização. Este livro visa divulgar, de forma simples, alegre e descontraída, a importância das abelhas para a sociedade e o meio ambiente.

Apis On-Line - Tecnologia para o desenvolvimento da Apicultura Catarinense

O Apis On-line, desenvolvido pela Epagri/Ciram, é um sistema de monitoramento de colmeias, feito por meio de estações agrometeorológicas de monitoramento de colmeias – uma plataforma interativa, com banco de dados e informações técnicas da apicultura e meliponicultura.

Manejo integrado na apicultura

A atividade apícola, quando desenvolvida com o objetivo de gerar renda, deve ser vista e administrada como uma empresa, com o gerenciamento das despesas e receitas. Cada colmeia é uma prestadora de serviço de polinização e/ou uma pequena fábrica de produtos apícolas (mel, pólen, própolis, cera, geleia real, apitoxina e formação de novas colônias).

Pastagem para as abelhas

A escassez de fontes de alimentos para as abelhas em determinadas épocas do ano compromete a manutenção e o desenvolvimento das colônias. Colmeias com alta população de abelhas adultas já no início das grandes floradas são fundamentais para se obter altas produtividades.

Produção e processamento de pólen apícola

A grande diversidade de plantas de nossas florestas proporciona uma produção de pólen apícola de alta qualidade. Na atividade apícola, embora no período de colheita a produção de pólen apícola exija a presença diária do apicultor no apiário, o pólen tem valor agregado de produção maior que o mel, tornando-se uma boa opção de renda nas pequenas propriedades rurais.

Produção e beneficiamento da própolis

O aumento no conhecimento sobre os benefícios da própolis para a saúde humana tornou o mercado desse produto crescente em todo o mundo. Entretanto, também fez crescer a exigência com relação a sua qualidade, que por falta de conhecimento poderá ser afetada no processo de produção, beneficiamento e armazenagem.

A obra-prima das operárias

Ainda na Grécia Antiga, Aristóteles ficou intrigado com a organização das abelhas. Em apenas 45 dias de vida, elas deixam um legado precioso, além do processo de polinização que desenvolvem, essencial para a biodiversidade.

Estima-se que 75% das plantas dependam da intermediação das operárias para se reproduzir.

Substituição de rainhas em colmeias

O desenvolvimento populacional e a produtividade de uma colmeia de abelhas dependem basicamente da idade e das características genéticas da abelha rainha.

Em igualdade de condições, as rainhas jovens são mais prolíferas, e suas colmeias apresentam menor tendência a enxameação. Além disso, as rainhas jovens são mais resistentes a pragas e doenças, além de terem menores índices de mortalidade no período de inverno.

Alimentação de abelhas

Nenhum alimento fornecido às abelhas pode substituir totalmente o pólen e o néctar coletados diretamente das flores. A oferta de boas floradas durante todo o ano é fundamental para a sobrevivência das colônias.

Quando as necessidades nutricionais das abelhas não são satisfeitas, sua capacidade reprodutiva é uma das primeiras funções a ser prejudicada. Além de comprometer a capacidade produtiva, a alimentação insuficiente tem como consequência o enfraquecimento da colônia. Colônias debilitadas tornam-se mais suscetíveis a diversas ameaças, como doenças, parasitas e predadores.

Monitoramento e controle do ácaro Varroa

As altas taxas de mortalidade de abelhas ocorridas nos últimos anos em Santa Catarina exigem uma nova postura dos técnicos e apicultores.

Tudo indica que o aumento de incidência de varroas, juntamente com o aparecimento de Nosema ceranae, sejam as principais causas da alta mortalidade ou do desaparecimento de abelhas. Mesmo que sejam importantes, esses fatores isolados normalmente não causam danos expressivos. Os problemas que mais afetam a produtividade das colmeias são na verdade fruto de uma conjunção de fatores que ocorrem ao mesmo tempo.

Esta cartilha tem como objetivo auxiliar os apicultores no controle do ácaro Varroa destructor, responsável pela infestação das colmeias e por grande parte dos prejuízos que ocorrem nos apiários.

Produtos das Abelhas

A apicultura é uma das mais nobres e antigas atividades do mundo. É por meio dela que a natureza oferece produtos de altíssima qualidade nutricional e grande potencial terapêutico, que são colocados à disposição das pessoas.

A procura por produtos naturais pela população mundial, com objetivo de manter a saúde e consequente qualidade de vida, cresce cada vez mais. Dentre esses produtos, destacam-se os produzidos pelas abelhas. Nesse contexto, somos privilegiados pela diversidade que caracteriza nossa flora, que nos fornece um dos melhores méis do mundo.

Esta cartilha visa divulgar os produtos apícolas, além de orientar o consumidor sobre as características e os benefícios de cada um deles.

Outras publicações
Título Ler
Monitoramento digital de colônias de Apis Mellifera africanizadas em clima subtropical em Santa Catarina - Brasil. library_books
Protocolo a ser observado para o aluguel de colmeias para polinização. library_books
O associativismo da BLUMENAPIS. library_books
Migração de colmeias – Uma prática para aumentar a produção. library_books
Análise descritiva da interação entre variação de peso de uma colmeia, entalpia da atmosfera e sistemas meteorológicos no sul de Santa Catarina. library_books
Variação sazonal das condições internas de colônias de abelhas Apis Melífera, em clima Subtropical de São Miguel do Oeste, Santa Catarina, Brasil. library_books
Revista da Propriedade Industrial - Nº 2637 - Indicações Geográficas - Seção IV. library_books
Caracterização de méis florais do Estado de Santa Catarina utilizando espectrofotometria UV-Visível. library_books
Medidas padrão (BREYER) para caixilhos de produção de própolis. library_books
Forma de preparo e fornecimento de alimentos proteico e energético para abelhas africanizadas. library_books
Tipificação de méis florais produzidos no Estado de Santa Catarina. library_books
Plano de desenvolvimento da apicultura e meliponicultura catarinense. library_books
Análise descritiva da interação entre variação de peso de uma colmeia, entalpia da atmosfera e sistemas meteorológicos no sul de Santa Catarina library_books
Protocolo a ser observado para a produção comercial de rainhas em Santa Catarina library_books
Alimentação para abelhas Apis mellifera library_books
Folder Sanidade das Abelhas library_books
Sanidade Apícola library_books
Formulação de Ração Proteíca - Robson Raad library_books
Calendário Anual de Manejos na Meliponicultura library_books
Calendário Anual de Manejos library_books
Seleção genética da abelha mandaçaia visa aumento da produtividade em SC library_books
Nutrição para Apis mellifera africanizada library_books
Um indicador de qualidade do mel: o HMF - Hidroximetilfurfural library_books
Passo a passo produção de rainhas na propriedade apícola library_books