Apresentação

Prezados apicultores e amigos da apicultura


Esta é a primeira Plataforma Apícola concebida e desenvolvida pela Epagri/Ciram. Ela faz parte de um ambicioso projeto de pesquisa para coleta, processamento e difusão de informações apícolas. Abrange fenologia da flora melífera, peso “on-line” de colmeias, monitoramento de pragas e doenças, divulgação de cadastros de associações e apiários, bem como monitoramento e previsão do tempo e clima voltados para a atividade.


Diante da realidade atual, onde a globalização auxilia também a disseminação de pragas e doenças das abelhas, as mudanças climáticas promovem eventos climáticos extremos com maior frequencia, os organismos geneticamente modificados interagem com a biodiversidade e a utilização dos agrotóxicos são sempre mais questionados, a EPAGRI dá um passo à frente do seu tempo.


Nos bastidores da Epagri/Ciram os técnicos da tecnologia da informação, monitoramento ambiental, apicultura e inovação tecnológica colocam o valioso “ativo intangível”, traduzido pelo conhecimento acumulado nas décadas de experiência destes profissionais em pesquisas e à criação de abelhas. Uma atividade que se torna cada vez mais importante e decisiva para a proteção da biodiversidade, a sobrevivência das espécies e do próprio ser humano.


Esta plataforma é uma ferramenta interativa, por meio da qual os mais diversos atores da apicultura podem interagir e desenvolver o sinergismo, para colocar essa atividade cada vez mais à frente do nosso tempo, reafirmando a tradição do Estado de possuir a apicultura mais evoluída do cenário nacional, quiçá mundial.


Saiba mais como navegar e interagir no mapa do site.


Conheça o folder do nosso projeto.

Vídeos
1) Projeto Apis On-Line - Epagri/Ciram (publicado em 18/05/2018)

2) Assista o vídeo a seguir e entenda como funciona a sistema automatizado de monitoramento apícola desenvolvido pela Epagri/Ciram e instalado nas diferentes regiões agroecológicas de Santa Catarina. Entrevista com Vilmar Milani - Extensionista Rural de São Miguel do Oeste - Epagri

3) Apicultura - Boas práticas de produção (Publicado em 29/11/19)

Links

Veja websites relacionados a apicultura:


Website Endereço Visitar
A.B.E.L.H.A. - Associação Brasileira de Estudo das Abelhas. https://abelha.org.br/ visibility
Infoagro http://www.infoagro.sc.gov.br/index.php/safra/producao-animal visibility
FAASC - Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina www.faasc.com.br/ visibility
Instituto Apicultura Rheinland Pfalz http://www.bienenkunde.rlp.de/ visibility
Como montar uma produção de mel - SEBRAE www.sebrae.com.br/ visibility
O Mel que adoça o mundo - Diário Catarinense http://www.clicrbs.com.br/sites/swf/dc_mel/index.html visibility