Inverno

Previsão Climática - 3 meses

PREVISÃOCLIMÁTICATRIMESTRALPARASANTACATARINA
Julho, Agosto e Setembro de 2019
Inverno ameno com temperatura acima da média em SC
Precipitação:
Previsão de chuva próxima da média climatológica em SC, no trimestre. No entanto, a chuva deve ocorrer de forma mal distribuída no tempo e no espaço, ou seja, períodos de chuva intercalados por períodos mais secos, e chuva mais significativa em algumas regiões e menos em outras.
Destaque: Eventos de chuva intensa, em curto espaço de tempo, podem ocorrer em qualquer época do ano. Por isso, a Epagri/Ciramrecomendaoacompanhamento diáriodosboletinseinformaçõesdisponibilizadosnosite.
Climatologia (o que se espera para época do ano):
Julho e agosto são os meses com menos chuva que menos chovem do ano, com dias mais secos e ensolarados. O risco de temporal com granizo e ventania diminui, mas pode ocorrer associado à influência de frente frias, de sistemas de baixa pressão e de Complexos Convectivos de Mesoescala (CCM) mais comuns a partir de setembro.
Em julho, os valores de chuva variam de 70 a 110 mm no Litoral e Vale do Itajaí e de 110 a 170 mm do Oeste ao Planalto. Em agosto a média de chuva sobe um pouco em relação a julho, variando de 110 a 190 mm no Oeste, Meio Oeste e Planalto e de 110 a 150 mm Vale do Itajaí e Litoral. Em setembro o volume de chuva aumenta em relação a julho e agosto, variando de 150 a 210 mm no Oeste e Meio Oeste e de 110 a 170 mm nas demais regiões.

Também é a época de atuação frequente dos ciclones extratropicais próximos ao Litoral, que oferecem perigo às embarcações, com ventos fortes e mar agitado, que muitas vezes resultam em ressaca.

Temperatura:

Previsão de inverno ameno com temperatura acima da média climatológica em SC, no trimestre. Neste ano, a maioria das massas de ar frio devem chegar ao sul do Brasil menos intensas e com menor duração sobre a região (em torno de 1 a 3 dias), intercalado com períodos mais aquecidos, devido ao fenômeno El Niño. Isso, não quer dizer que não ocorrerão eventos de frio significativo em SC, com temperatura próxima de zero grau e negativa, nas áreas altas do Estado, resultando na formação de geada ampla. Episódios de neve podem ocorrer especialmente em julho e agosto, com maior probabilidade para as áreas altas do Planalto Sul.

São características do inverno: nevoeirosnas primeiras horas da manhã, associados à nebulosidade baixa com redução de visibilidade.

TemperaturadaSuperfíciedoMar(TSM):

No mês maio e nos dias 16 a 22 de junho de 2019, as águas no Pacífico Equatorial apresentaram valores de anomalia positiva de TSM, de 0,5°C a 1,5°C (Figuras 1 e 2). Na área de monitoramento do Pacífico continua sendo observado TSM positiva, valores de radiação de onda longa (ORL) baixa associada à maior nebulosidade, com vento fraco em médios e baixos níveis da atmosfera (ventos Alísios), mantendo a condição de acoplamento atmosférico característico do fenômeno El Niño. Os modelos numéricos indicam a persistência do fenômeno El Niño Fraco durante o inverno de 2019.
Figura 1 - Anomalia da TSM nosoceanosAtlânticoePacifico,em maio de2019.

Figura 2 - Anomalia da TSM noPacifico e Atlântico, nos dias 16 a 22 de junho de2019.

Elaboração do boletim: Gilsânia Cruz(Meteorologista)

Previsão do Fórum Climático: EPAGRI/CIRAM, IFSC, SDC e AGF