Inverno

PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL PARA SANTA CATARINA

Agosto, Setembro e Outubro de 2018

Precipitação:

No trimestre a previsão é de chuva na média a acima, sendo os valores acima da média esperados com a chegada da primavera.

Ressalta-se que eventos de chuva intensa, em curto espaço de tempo, podem ocorrer em qualquer época do ano. Por isso, a Epagri/Ciram recomenda o acompanhamento diário dos boletins e informações disponibilizados no site.

Climatologia (o que se espera para época do ano):

No mês de agosto a média climatológica de chuva varia de 100 a 120 mm no Planalto Norte e Litoral, e de 120 a 190 mm no Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul. Em setembro a média de chuva sobe para 130 a 200 mm no Oeste, Meio Oeste e Planalto e de 130 a 150 mm no Vale do Itajaí e Litoral. Em Outubro a média histórica é de 250 a 260 mm no Extremo Oeste e Oeste, de 190 a 210 mm no Meio Oeste e Planalto, e entre 150 e 160 mm no Litoral e Vale do Itajaí.

A chuva no trimestre é causada principalmente pela influência de frentes frias e sistemas de baixa pressão. Até outubro a atuação de ciclones extratropicais próximos ao Litoral continuam ocorrendo com frequência, trazendo perigo às embarcações, com ventos fortes e mar agitado, que muitas vezes resultam em ressaca.

Temperatura:

Para o trimestre a previsão é de temperatura na média a acima da média climatológica. Em agosto ainda são esperadas massas de frio, especialmente nas primeiras semanas, com formação de geada ampla e temperaturas negativas. Os meses de setembro e outubro seguem com aquecimento dentro do esperado para a nova estação (primavera).

As primeiras semanas de agosto, com atuação de massas de ar seco, favorecem a ocorrência de dias com maior amplitude térmica diária (diferença de temperatura mínima e máxima). Nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade, também são esperados para os próximos meses. Ressalta-se que na primavera em áreas costeiras o nevoeiro marítimo pode estender-se por mais tempo, da noite até parte da tarde do dia seguinte.

Temperatura da Superfície do Mar (TSM):

No mês de junho as águas no Pacífico equatorial apresentaram valores de anomalia de TSM entre 0,5°C e 1,0°C (Figura 1), associada à condição de neutralidade. O vento, em médios e baixos níveis da atmosfera (ventos Alísios), permaneceu fraco. No período de 15 a 21/07 foram registrados valores de anomalia acima da média, próximo de 1,0°C na região do El Ninho 3 + 4 e ainda negativa de -1,0 a -0,5°C na região 1 + 2, próximo da costa do Peru (Figura 2). Os modelos numéricos de previsão indicam neutralidade durante os meses de agosto e setembro (final do inverno) e, com aquecimento durante o mês de outubro, há 70% de probabilidade de configuração de El Ninho a partir da primavera.

ultima asstJUN2018Figura 1 - Anomalia da TSM nos oceanos Atlântico e Pacifico, em junho de 2018.

Semana JUL2018Figura 2 - Anomalia da TSM nos dias 15 a 21 de julho de 2018.

Elaboração do boletim: Marilene de Lima /Gilsânia Cruz (Meteorologistas)
Previsão do Fórum Climático: EPAGRI/CIRAM e IFSC

REVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL PARA SANTA CATARINA

Junho, Julho e Agosto de 2018

Inverno dentro da normalidade na maior parte de SC

Precipitação:

Para os meses de junho, julho e agosto a previsão é de chuva na média e abaixo, sendo que valores abaixo da média histórica são esperados especialmente para os meses de junho e julho.

Climatologia (o que se espera para época do ano):

Os meses de junho e julho são bem parecidos em relação à média climatológica de chuva, variando de 70 a 140 mm do Planalto ao Litoral e, de 110 a 170 mm no Oeste e Meio Oeste, sendo o mês de junho um pouco menos chuvoso em relação a julho. Em agosto a média de chuva sobe um pouco em relação a julho, variando de 110 a 190 mm no Oeste, Meio Oeste e Planalto e de 110 a 150 mm Vale do Itajaí e Litoral.

A chuva é preferencialmente causada pela influência de frentes frias, sistemas de baixa pressão e vórtices ciclônicos. Também é a época de atuação frequente dos ciclones extratropicais próximos ao Litoral, que oferecem perigo às embarcações, com ventos fortes e mar agitado, que muitas vezes resultam em ressaca.

Temperatura:

No trimestre a previsão é de temperatura próxima da média do Oeste ao Planalto e acima da média climatológica no Litoral e Vale do Itajaí. Ressalta-se que são esperadas pelo menos duas a três ondas de frio durante o inverno, com formação de geada ampla e temperaturas negativas, sobretudo nos meses de junho e julho. As condições poderão ser favoráveis a episódios de neve principalmente no Planalto Sul.

No inverno de 2018 há maior probabilidade de ocorrência de dias com grande amplitude térmica diária (diferença de temperatura mínima e máxima) devido à atuação de massas de ar seco. Nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade, também são esperados para as noites, madrugadas e amanhecer dessa estação.

Temperatura da Superfície do Mar (TSM):

No mês de abril as águas no Pacífico equatorial apresentaram valores de anomalia de TSM em torno de -0,5°C (Figura 1), associada a La Niña muito fraca. O vento, em baixos níveis da atmosfera (ventos Alísios), permaneceu fraco, mantendo o enfraquecimento do fenômeno. No período de 13 a 19/05 foram registrados valores de anomalia próximos de -1,0°C a -0,5°C na região do El Ninho 1 + 2, próximo da costa do Peru (Figura 2), e valores próximos a da média ao longo do Pacífico equatorial. Os modelos numéricos de previsão indicam neutralidade durante o próximo trimestre.

Figura 1 - Anomalia da TSM nos oceanos Atlântico e Pacifico, em abril de 2018.

Figura 2 - Anomalia da TSM nos dias 13 a 19 de maio de 2018.

Elaboração do boletim: Gilsânia Cruz / Marilene de Lima (Meteorologistas)

Previsão do Fórum Climático: EPAGRI/CIRAM, IFSC, AGF e RIC TV.