Zoneamento de Flores

O Estado de Santa Catarina tem mostrado, ao longo de sua história, a vocação de grande produtor e exportador. Com apenas 1,13% do território nacional ocupa o quinto lugar entre os estados brasileiros que lideram a produção de alimentos e as exportações. O Estado sempre se destacou como sendo um grande produtor e exportador de produtos de valor agregado e, geralmente, dirigidos a mercados qualificados e exigentes.

Recentemente, dentre estas atividades, tem se destacado a floricultura, que aparece como uma atividade econômica promissora em função do número de produtores envolvidos e pelo valor da produção comercializada, ainda que em processo de expansão. A floricultura catarinense caracteriza-se pela possibilidade de geração de empregos, de fixação do homem no campo e de fortalecimento de pequenos e médios produtores em função, principalmente, do clima favorável e de sua diversidade.

A produção, antes concentrada no norte do Estado, está se difundindo lenta e continuamente, tendo por base as condições favoráveis de clima do Estado permitindo que 93% da área catarinense possa ser utilizada para o cultivo de plantas de jardim, dispensando algumas tecnologias, como o uso de estufas ou cultivo protegido que oneram o produto final.

Pensando neste crescimento e expansão de forma eficiente e planejada, foi desenvolvido o presente trabalho de zoneamento agroclimático de algumas culturas florísticas. Este trabalho buscou a determinação, através das metodologias utilizadas no Zoneamento Agrícola do Estado de Santa Catarina, das regiões dentro do Estado que apresentam as melhores condições climáticas para o desenvolvimento dos gêneros Helicônia, Gladíolo, Bougainvillea e Ficus, levando-se em consideração as exigências bioclimáticas das plantas e a disponibilidade climática no Estado de Santa Catarina.

Espécies:

Gladiolo spp
file-pdf Resultado do Zoneamento - PDF
file-pdf Classificação taxonômica, descrição botânica, aspectos bioclimáticos e ecofisiológicos, metodologia - PDF

Ficus spp

Bougainvillea spp